sexta-feira, 23 de abril de 2010

continuação tese de Hirata e Disponibilidade (Paulo Freire)

11) Para Hirata quando voçê faz as coisas que valoriza a felicidade será uma consequência e buscar a felicidade de forma direta e obsessiva não funciona.

Continuação da Tese de Hirata

4) As causas da felicidade são:a família, saúde , sentimento de segurança,
direitos respeitados, estabilidade no empreego, prazer no trabalho, tempo livre e justiça.
5) Os países mais felizes são os nórdicos, além da Irlanda e da Holanda.
6) Os países menos felizes são os ex comunistas que tiveram uma perda grande no padrão de vida nos últimos quinze anos. O menos feliz ,segundo vários estudos é Moldova,no Leste Europeu.
7) Os países da América Latina,em geral estão bem e variam de 6,5 a 7 pontos numa escala de 0 a 10.
8)Em geral,as crianças e os jovens são mais felizes mas na Inglaterra já se constatou que quando eles possam do ensino fundamental para o ensino médio ficam menos felizes.Poderia ser a puberdade mais isso não foi confirmado.
9) A geração que está hoje entre os 40 a 50 anos de idade é menos feliz. Esse é um dado mundial,
mas não se sabe se sua tristeza é por causa da idade ou porque essa reamente foi uma geração historicamente menos feliz.
10) o estado civil,influencia a felicidade .Os casados são mais felizes. O estudo da relação entre o estado civil e a felicidade provou que o divórcio tem um efeito forte e prolongado de infelicidade. continuação na próxima postagem.

sábado, 17 de abril de 2010

Tese deHirata (O exemplo do Butão)

JOHANES Hirata COM A AJUDA DA PSICOLOGIA, FILOSOFIA E MATEMATICA está fazendo seu doutorado sobre o tema felicidade. Ele procura mostrar o papel da felicidade como objetivo das políticas de desenvolvimento.
No jornal Folha de São Paulo de 08/09/2005 Hirata tece as seguintes considerações:
1) O Butão é o único país que adota matematicamente a felicidade como referência para o desenvolvimento:O rei Singye Wang CHUCK adotou o conceito de Feicidade Interna Bruta ou FIB NA DÉCADA DE 70 e desde então , as políticas públicas são adotadas com o objetivo de aumentar a felicidade da população. Os ingleses também valorizam o tema e recentemente aprovaram uma lei que autoriza as cidades a investir em programas de fomento ao bem estar subjetivo da população.
2) Para Hirata felicidade é o sentimento de aprovação pessoal sobre a vida que se leva.É diferente do prazer que é só afetivo,pois reune aspectos cognitivos também.Ex Ao comer uma carne mesmo ela sendo boa o seu prazer não vai se transformar em felicidade se voçe sabe que esta carne é de um animal em extinção. Se não há aprovação ética da experiência o prazer não se transforma em felicidade.
3) O sistema político influencia na felicidade das pessoas. Comprovou-se que o grau de participação da população nas decisões de um país está diretamente relacionado á felicidade.
A Suiça onde os cidadãos podem decidir sobre vários assuntos da vida pública,é avaliada como um dos países mais felizes.( Continuação na próxima postagem)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ainda sobre felicidade.....

Saadi,escritor lírico mulçumano,escreveu no livro O jardim das ROSAS; 'Lamente por aquele que julga haver achado a felicidade,não inveje aquele que a procura eabandonará tão logo a encontre.A única felicidade consiste em esperar a felicidade.
O poeta Vicente de CARVALHO(1866-1924) retrata a felicidade da seguinte forma:
VELHO TEMA
Só a leve esperança em toda vida,
disfarça a pena de viver,mais nada;
nem é mais a existência resumida;
que uma grande esperança malograda.

Essa felicidade que supomos,
árvore milagrosa que sonhamos
toda arreada de doirados pomos,

Existe sim;mas nós não a alcançamos
porque está sempre onde a pomos
e nunca a pomos onde nós estamos


Lição de Casa: Voçê está pondo a felicidade onde voçê está?
Pense nisso:" Somos infelizes porque vivemos sempre chorando o passado e atemorizados com o futuro.

sábado, 3 de abril de 2010